top of page

Quem Somos

O Licor de Chícharo D’ Alvaiázere nasce pelas mãos de Lucília Rosa Gonçalves, uma empreendedora persistente e empenhada.

Lucília Gonçalves nasce na Boca da Mata, uma aldeia pertencente à freguesia de Alvaiázere em 02/06/1959, sendo a mais nova de três irmãos. Filha de um agricultor e de uma doméstica frequenta o ensino liceal em Alvaiázere, tendo concluído o 5º ano liceal. Demonstra aptidão para a área da licoraria, fazendo os seus próprios licores caseiros como hobbie. Após sofrer um acidente de serviço que a retira precocemente da sua vida profissional dedica-se a realizar alguns trabalhos manuais (rendas, bordados, etc.), e inventa o Licor de Chícharo D’ Alvaiázere em 2013 graças à sua paixão licorista, como ela própria dizia “porque faziam tudo de chícharo, faltava um licor”. Acabou por ficar indissociavelmente ligada a Alvaiázere e ao chícharo, sendo carinhosamente conhecida como a ‘mãe’ do licor de chícharo. Vem a falecer em 07 de Novembro de 2016.

 

Após o incidente trágico é criada a LDCA - Produção e Comércio de Licores Lda. uma empresa familiar para dar seguimento ao trabalho desenvolvido por Lucília Gonçalves após vontade manifestada pela própria de que não deixassem morrer o seu legado, surgiu dia 22 de novembro de 2016 e dedica-se neste momento exclusivamente à produção e venda de Licor de Chícharo e à comercialização da leguminosa.

Os produtos que comercializa são elaborados exclusivamente através de métodos tradicionais e produtos selecionados que demonstram toda a qualidade e sabor inconfundível, por tal motivo é o escolhido entre tantos outros presentes no mercado.

Fazem parte da missão desta empresa oferecer produtos de elevada qualidade que honrem a cultura gastronómica da região em que são produzidos e se inserem, criando sinergias de modo a dignificar e divulgar a leguminosa que lhe dá origem, atraindo turistas ao território, alavancado assim o licor e o território para que se afirmem no panorama nacional e internacional.

A empresa entende ainda que para conseguir responder aos propósitos a que se propõe necessita de usar matérias primas tradicionais de alta qualidade, ajudando assim a dinamizar e a proteger as espécies tradicionais portuguesas, como o chícharo de Alvaiázere.

bottom of page