Alvaiázere
Alvaiázere é uma vila pertencente ao distrito de Leiria situada no centro de Portugal. O concelho é constituido por 5 freguesias, resultando da fusão ocorrida das 7 freguesias iniciais na reforma administrativa de 2013, de caraceristicas essencialmente rurais sendo a sua principal atividade a agricultura.
Do ponto de vista geológico abundam os solos calcários sendo possível encontrar inúmeras grutas, algares e lapas.
Na flora abundam espécies como o pinheiro, carvalho-cerquinho, azinheira, sobreiro, oliveiras milenares e orquídeas selvagens, são ainda evidentes a presença de uma grande diversidade de ervas aromáticas tais como o alecrim, tomilho, a erva de santa maria, entre outras.
Por outro lado, na fauna podemos encontrar várias espécies de animais fixas ou migratórias, nomeadamente o tordo, a perdiz-vermelha, coelhos, lebre, javalis, raposas e ainda uma importante colónia de morcegos-de-peluche.
Acredita-se que Alvaiázere tem sido ocupada sucessivamente desde o paleolítico até à atualidade pois são evidentes os vestígios arqueológicos designadamente o complexo megalítico do Ramalhal o povoado da idade de bronze da Serra de Alvaiázere e a Villa Romana da Rominha onde podemos verificar a existência de conjuntos de estruturas da arqueologia industrial que testemunham a vivência deste povo, por exemplo lagares de azeite, azenhas, moinhos de vento e fornos de cal .
Na arquitetura local podemos encontrar vários exemplares de arquitetura popular como os solares e as quintas senhoriais que se encontram e estendem pelas sete freguesias do Concelho.
As alminhas, os pelourinhos, os cruzeiros, as capelas e as várias igrejas matrizes, dão forma aos espaços em que desde tempos ancestrais se fazem espalhar lendas e tradições que são reflexo do espírito religioso deste povo.