top of page

Chícharo

O nome científico do chícharo é Lathyrus sativus L pertence à família das Fabáceas mais popularmente conhecida como "xíxaras", os gregos chamavam-lhe "lathyrus" e os latinos "circula".

Esta leguminosa apresenta uma cor amarelo claro e uma forma achatada quadrangular e encontra-se no interior das vagens onde contém três a quatro leguminosas.

Em Alvaiázere e um pouco por toda a extensão das terras de Sicó esta leguminosa de sabor suave e versátil é confecionada das mais diversas formas, sendo a mais comum acompanhado com azeite, couves e broa, as tradicionais migas.

É rica principalmente em fibras, proteínas, hidratos de carbono e sais minerais e era usado como planta forrageira ou como legume comestível, mas também é associado à carência alimentar pois em casas mais pobres ele fazia parte da dieta alimentar.

Esta planta surgiu no Mediterrâneo Oriental e expandiu-se para o resto do mundo, é criada normalmente em terrenos secos e pobres e propagam-se facilmente.
A época de sementeira ocorre entre Fevereiro e Abril.

 

Para consumir o chícharo fresco, devemos proceder á colheita das vagens quando a leguminosa se encontrar em estado pastoso, caso pretendamos consumir em seco devemos deixar  o ciclo vegetativo terminar e quando as vagens se encontrarem secas colher as vagens e colocá-las ao sol durante dois a três dias, de forma a ficarem bem secas para poderem ser conservadas para consumo durante todo o ano.

bottom of page